PT    EN

Conselho Acadêmico

* Pela ordem alfabética

 

Cláudio Gonçalves Couto

Graduado em Ciências Sociais (1991), mestre em Ciência Política (1994) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA) com apoio da CAPES (2005-6). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gestão Pública (GEP) da FGV-EAESP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. É colunista eventual de política do Jornal Valor Econômico e secretário adjunto da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais).

 

 

 

 

 

Francirosy Campos Barbosa  

Graduada em Ciências Sociais (1994), mestrado em Antropologia (2001) e doutorado em Antropologia (2007), todas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e docente de Antropologia no Departamento de Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP), é coordenadora do GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Pesquisadora do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual e do NAPEDRA - Núcleo de Antropologia Performance e Drama. Diretora dos documentárias: Allahu Akbar, Vozes do Islã, Sacríficio, Círculo de Fogo (Turquia); Allah, Oxalá na Trilha Malê. Organizadora do Livro "Olhares Femininos sobre o Islã: imagens, etnografias e metodologias. Ed. Hucitec, 2010. Sócia efetivo da ABA Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisadora do Azimuti - Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos (CRIA/ISCTE).

 

 

 

Guilherme Casarões  

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas e especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. É co-autor do livro “A Organização das Nações Unidas” (2006) e autor de diversos artigos e capítulos de livro sobre política externa brasileira, Oriente Médio e multilateralismo.

 

 

 

 

Liza Dumovich

Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Antropologia pelo PPGA/UFF (2012) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes (2008) e em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM-PPGA/UFF e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas do Oriente Médio CEPOM/UCAM, com enfoque nos seguintes temas: islã, conversão religiosa, subjetividades religiosas e gênero. Autora do livro "Ya, habibi: conversão feminina ao islã no Rio de Janeiro".

 

 

 

 

Monique Sochaczewski

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares, do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), integrando a Linha de Estudos da Paz e da Guerra. Bolsista de pesquisa como recém-doutora na Escola de Ciências Sociais CPDOC da FGV com projeto "As diásporas do Oriente Médio no Brasil: História, Memória e Política" e coordenou o MBA em Relações Internacionais da FGV-Rio. Doutorado (2012) em História, Política e Bens Culturais na mesma instituição, com a tese "O Brasil, o Império Otomano e a Sociedade Internacional: contrastes e conexões (1850-1919)", sob orientação do Professor Matias Spektor, e com período passado na Bilkent University (Ancara, Turquia). Graduação em História (1999) e mestrado em História Política pela UERJ (2004).

 

 

 
Paulo Gabriel Hilu da Rocha de Pinto

Coordenador de pesquisa de pós-graduação em Antropologia e do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense, de Niterói, com três linhas de pesquisa: estudo do Islã na Síria, estudo do Islã no Brasil e estudo da identidade árabe no Rio de Janeiro. Graduado em História, além de Medicina, tem mestrado em Antropologia da Ciência e Ensino e Doutorado em Antropologia, com enfoque em Islã e Sufismo. Morou na Síria entre os anos de 1999 e 2001. Tem cinco livros publicados.