PT    EN

Conferencistas

 

* pela ordem alfabética

Alp Aslandogan, Alliance For Shared Values - EUA 

Dr. Y. Alp Aslandogan é o Diretor Executivo da Alliance for Shared Values, uma organização sem fins lucrativos que promove reunindo cidadãos de diversas origens em torno de valores comuns da humanidade. Antes de sua posição atual Dr. Aslandogan serviu como o presidente Institute of Interfaith Dialog em Houston, Texas. Dr. Aslandogan é o co-editor de "cidadãos muçulmanos do mundo globalizado: Contribuições do Movimento Gulen", publicado pelo Institute of Interfaith Dialog. Ele publica uma coluna no Huffington Post e serve como um editor contribuindo para a revista Fonte e no Conselho de estudiosos e profissionais do Jornal do Diálogo Inter-religioso. Dr. Aslandogan nasceu e cresceu na Turquia e foi para os Estados Unidos para os seus estudos de pós-graduação. Ele tem um Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Illinois em Chicago. 

Possível apresentação na conferência: Os valores centrais e os fatores motivacionais em Movimento Hizmet.

 

Embaixador David Shinn, Universidade George Washington  - EUA

David Shinn foi ensinar na Escola Elliott de Assuntos Internacionais da Universidade George Washington, em Washington, DC desde 2001. Atuou anteriormente por 37 anos no Serviço Exterior dos EUA com atribuições em embaixadas no Líbano, Quênia, Tanzânia, Mauritânia, Camarões, Sudão e, como embaixador em Burkina Faso (1987-1990) e na Etiópia (1996-1999). Ele é um colaborador freqüente da Voz da América, BBC, a China Central Television, Al-Jazeera, e a Radio France Internationale. Embaixador Shinn é o co-autor da China e da África: A Century of Engagement (2012) e Dicionário Histórico da Etiópia (2013) e autor de Hizmet em África: As actividades eo significado do movimento Gülen (2015). Ele tem um PhD em ciência política pela Universidade George Washington e blogs na http://davidshinn.blogspot.com.  
 

Possível apresentação: Hizmet in África

 

Erkan Toğuşlu, Leuven University - BÉLGICA

Erkan Toguslu Professor Adjunto na Cátedra Gülen dos Estudos Interculturais e Interculturalismo, Pesquisa de Migração e Minorias no Centro KU da Universidade Leuven. Possui seu mestrado e doutorado em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. A sua investigação tem como foco em redes transnacionais muçulmanas na Europa, o surgimento de intelectuais islâmicos, diálogo inter-religioso, odebate sobre o Islam na vida pública e privada, a imigração nexa e religião. Ele é o editor de: Everyday Life Practices of Muslims in Europe, Leuven University Press, Europe’s NewMulticultural Identities, Leuven University Press, Forthcoming (co-editedo with J. Leman e I. M.Sezgin) ; Société Civil, Démocratie et Islam: Perspectives du Mouvement Gülen. Paris; L'Harmattan; and Modern Islamic Thinking and Islamic Activism ( co-editedo com J. Leman), Leuven University Press.

Possível da apresentação: Ser um bom muçulmano: Estudos de caso sobre Hizmet da Bélgica, da França e da Hollanda

 

Flavia Pasqualin, Universidade de São Paulo - BRASIL

Graduada em Comunicação Social, Pedagogia e Psicologia;Trabalhou como Orientadora Educacional no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Rede Internacional de Escolas Salesianas) e como Professora-Tutora no curso Curso de Especialização em “Ética, Valores e Cidadania na Escola” (UNIVESP/USP);Possui Mestrado em Psicologia Social pela FFCLRP-USP, com temática sobre religiosidade Afro-brasileira;Atualmente é Doutoranda em Psicologia Social pela FFCLRP/USP - Bolsista FAPESP, com temática sobre casamento intercultural, Islamismo e Turquia. E, é pesquisadora associada ao GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes - USP. 

Possível da apresentação:  "Enfim, turcos no Brasil: as famílias turco-brasileiras do Movimento Hizmet".

 

 

 

Henelito A. Sevilla, Jr, Universidade de The Philippines Diliman - FILIPPINAS

Dr. Henelito A. Sevilla, Jr, é Professor Assistente e Assistente do reitor para a Administração e Relações Públicas no Centro Asiático, Universidade das Filipinas, Diliman, onde também coordenou o programa de estudos Ásia Ocidental (Oriente Médio) no referido Universidade. Ele tem um Ph.D. em Relações Internacionais da Universidade de Teerã, um mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Shahid Beheshti, em Teerã, República Islâmica do Irã e bacharelado em Relações Internacionais no Centro Rei Faisal de estudos islâmicos, árabes e asiáticos, Mindanao State University, Marawi City, Filipinas.Ele escreveu e publicou extensivamente sobre relações internacionais e política do Oriente Médio em revistas especializadas tanto nas Filipinas e no exterior e apresentou trabalhos em várias conferências e fóruns locais, nacionais e internacionais.Os interesses de pesquisa do Dr. Sevilla incluem a economia política do Oriente Médio, a política externa iraniana, as questões de segurança do Golfo Pérsico, política externa dos EUA no Médio Oriente e do Norte Africano, petróleo e gás e de segurança terrorismo. Atualmente, ele está escrevendo dois livros relacionados às relações das Filipinas, na região do Médio Oriente. 

Possível apresentação na conferência: A dimensão sociopolítica da Hizmet: Movimento Hizmet nas Filipinas como Inspirado pelas idéias de Fethullah Gulen.

 

 

Embaixador Luiz Henrique, BRASIL

Luiz Henrique Pereira da Fonseca nasceu no Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1945. Formado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1968. Começou a sua carreira no Instituto Rio Branco, Academia Diplomática Brasileira, em 1967. Sua tese para o Curso de Estudos avançados no Instituto Rio Branco, tendo como tema principal "a Organização Marítima Internacional (IMO)", foi publicada em 1989 pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) / Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).1967 - 1971 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico; 1972 - 1974 A Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, DC, Segundo Secretário; 1974 - 1978 A Missão Permanente o Brasil para as Organizações Internacionais em Genebra, 1978 - 1980 Embaixada em Santiago, primeiro secretário; 1981 - 1982 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico; 1983 - 1987 A Missão Permanente o Brasil para as Organizações Internacionais em Londres, 1988 - 1989 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico; 1990 - 1995 Embaixada em Lisboa, Ministro Conselheiro; 1995 - 2001 Embaixada em San Salvador, Embaixador; 2001 - 2006 Embaixada cumulativa em Helsínquia com a Embaixada em Tallinn, o Embaixador; 2006 - 2008 Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, 2008 - 2012 Consulado-Geral do Brasil em Milão, Cônsul Geral; 2012 - Consulado Geral do Brasil em Istambul, Cônsul Geral.

Possível apresentação: Hizmet em prol da convivência pacífica: exemplo da Turquia.

 

Liza Dumovich, Universidade de Cândio Mendes - BRASIL

Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Antropologia pelo PPGA/UFF (2012) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes (2008) e em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM-PPGA/UFF e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas do Oriente Médio CEPOM/UCAM, com enfoque nos seguintes temas: islã, conversão religiosa, subjetividades religiosas e gênero.Autora do livro "Ya, habibi: conversão feminina ao islã no Rio de Janeiro".

 

 

 

Max Farrar, Universidade de Leeds Beckett  - INGLATERRA 

Sociólogo cultural, chefe de parcerias comunitárias e voluntariado e professor de o envolvimento comunitário na Universidade Metropolitana de Leeds. Conselheiro de vários conselhos e organizações sobre a questão de raça. Professor Farrar Foi professor de sociologia e escreveu artigos científicos sobre assuntos relacionados. Ele é o autor de um livro sobre Chapeltown em Leeds, The Struggle for ‘Community’ in a British Multi-Ethnic Inner-City Area ( Edwin Mellen Press, 2002 ). Ele também é co-autor de Teaching Race in the Social Sciences. Ele já trabalhou em educação de adultos e da comunidade como um escritor freelance e fotógrafo. Seu interesse ao longo da vida, tanto como um estudioso e como um ativista, é nos movimentos de justiça social que emana das cidades multi-culturais do interior do Reino Unido. Sua pesquisa atual tem como foco a ascensão do islamismo.

 

Turan Kayaoglu, Universidade de Washington Tacoma - EUA

Professor no departamento de Relações Internacionais e Pró Reitor da Faculdade e Assuntos Estudantis da Escola de Artes e Ciências Interdisciplinares, na Universidade de Washington, Tacoma. Foi professor visitante no Instituto Brookings e professor visitante na Universidade de Catar. Sua pesquisa explora a teoria das relações internacionais, organizações internacionais, religião e relações internacionais, e direitos humanos. Ele é o Editor-Chefe de Muslim World Journal of Human Rights e autor do Legal Imperialism: Sovereignty and Extraterritoriality in Japan, the Ottoman Empire, and China(2010, Cambridge University Press) e The Organization of Islamic Cooperation: The Politics, Problems, and Potential (2015, Routledge). Seus artigos foram publicados em International Studies Quarterly, International Studies Review, Islam and Christian-Muslim Relations, Human Rights Quarterly, Muslim Minority Affairs, International Sociology, and Politics and Religion.

Possível apresentação: Três fases de Hizmet Movimento: Nacional, transnacional e global

 


Aydoğan Vatandaş,  Jornalista da Turquia


Aydoğan Vatandaş (nascido em 1974) é um jornalista investigativo turco, especializado em Ciências Políticas e Relações Internacionais. É autor de 13 livros, muitos dos quais se tornaram best-sellers na Turquia. 'Reporting from the Bridge' e 'Hungry for Power: Erdogan's Witch Hunt and The Abuse of State Power' são os dois primeiros livros publicados em Inglês, nos EUA.
O livro 'Hungry for Power: Erdogan's Witch Hunt and The Abuse of State Power'"serve como uma coleção de artigos importantes que esclarecem a transição do presidente Recep Tayyip Erdoğan de muçulmano democrata para um líder autoritário e ao mesmo tempo aprofunda em questões complexas como a violência no Oriente Médio. Ele é o ex-representante de Nova York para do Jornal Today's Zaman Daily e da Agência de Notícias Cihan. Ele é doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais. Está atualmente escrevendo para Huffingtonpost.com. Possui um Mestrado em Estudos de Mídia da The New School, em Nova Iorque.