PT    EN

Objetivo

O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) está organizando, com parceiros brasileiros, conferência internacional DIMENSÕES DE UM MOVIMENTO TRANSNACIONAL: FETHULLAH GÜLEN E O HIZMET, com objetivo reunir acadêmicos, eruditos, pesquisadores, jornalistas e líderes de opinião para aumentar o entendimento sobre o Movimento Hizmet. Os artigos apresentados na conferencia poderão ser publicados em um livro.

Em um mundo cada vez mais violento, intolerante e polarizado, os trabalhos do Hizmet na contribuição para a construção do diálogo entre civilizações, culturas e religiões é muito importante. A conferência no Brasil segue uma série de conferências; como as ocorridas na Universidade de Chicago (2010), Universidade Georgetown (2008), Câmara dos Lordes e Escola de Economia de Londres (2007), Universidade de Oklahoma (2006) e Universidade Rice (2005).

Durante os últimos anos, vem crescendo o interesse de acadêmicos de todo o mundo sobre o Movimento Hizmet e sua atuação transnacional em esferas religiosas, acadêmicos, culturais e sociais. No Brasil, onde está presente desde 2004, o Movimento começou a ser estudado em consequência de suas atividades no país.

Fethullah Gülen é o inspirador do Hizmet, um movimento cívico-social presente em mais de 170 países, que tem como objetivo promover educação, diálogo, paz, justiça e harmonia social. O Movimento enfatiza a educação como instrumento de ação por meio de mais de 1.500 escolas e universidades no mundo todo. O Hizmet mantém, além do mais, centros culturais e de diálogo, meios de comunicação, associações comerciais e instituições de ajuda humanitária. Nascido na Turquia, Gülen é um líder muçulmano que vive nos EUA desde 1999. Ele publicou mais de 80 livros em turco, muitos dos quais foram traduzidos para mais de trinta línguas, tratando de educação, espiritualidade, democracia, diálogo inter-religioso e intercultural e harmonia entre ciência e religião.

Esta será a primeira conferência a ser realizada sobre Movimento Hizmet em um país na América Latina.